Resumo Expandido Dissertação
Instituto de Psicologia
Programa de Pós Graduação em Psicologia
Andréa Sandoval Padovani
Por trás dos muros que aprisionam: Sentidos e Significados da internação para adolescentes em conflito com a lei
“Somente uma sociedade que aprende a tratar com respeito e dignidade aqueles que considera os piores, poderá um dia respeitar integralmente a todos os seus cidadão”.
Emílio Garcia MendezSalvador
2011
Por trás dos muros que aprisionam: Sentidos e Significados da internação para adolescentes em conflito com a lei
Andréa Sandoval Padovani
2011
Professora Orientadora: Marilena Ristum
Área de concentração: Cognição e Representações Sociais.
Palavras-chave: significado, medida socioeducativa, internação, adolescênciasDiante de inúmeros questionamentos sobre a eficácia da medida socioeducativa de internação e seu propósito enquanto espaço socioeducativo e promotor de novas significações, e dos inúmeros insucessos que são apresentados diariamente acerca das unidades responsáveis por executar as medidas de privação de liberdade, além de insipientes pesquisas que buscam dar voz a quem vivencia estar em uma unidade de internação, este trabalho tem por objetivo, através da fala dos próprios adolescentes internos, descrever e analisar os sentidos e significados da internação para estes jovens. A questão norteadora será: Quais os sentidos e significados da privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei, que cumprem Medida Socioeducativa de internação?
Visando responder à questão da pesquisa e atingir ao objetivo proposto, iremos expor as experiências relacionadas à violência no convívio social do adolescente, delineando a trajetória destes no envolvimento em ato(s) infracional(is) e sua relação com a justiça. Os sentidos e significados serão analisados a partir da percepção dos adolescentes acerca da internação considerando-se seu espaço físico, regras de convivência, atividades ludo-pedagógicas e de lazer