imagens da organização
1.0
IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO – A MECANIZAÇÃO ASSUME O COMANDO: As organizações vistas como máquinas........................................
04
2.0
CASE # 2............................................................................................................
10
3.0
CASE # 3............................................................................................................
15
A MECANIZAÇÃO ASSUME O COMANDO
AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINAS
A metáfora que norteia todo o capítulo 2 da obra diz respeito a um conto de um sábio chinês chamado Chuang-tzu, que existiu no século IV a.C.. Narra o sábio que no curso de uma das viagens de Tzu-gung pela região setentrional do rio Han, o peregrino enxergou um trabalhador idoso, laborando sua horta.
Tzu-gung ficou perplexo com o inexpressivo resultado do grande esforço empregado pelo ancião ao buscar, repetidas vezes, uma vasilha d’agua no poço e derrama-la numa sarjeta cavada no solo, em direção à plantação.
Então disse ao velho horticultor que existia uma forma eficaz de irrigar centenas de canais por dia empregando menos esforço. O lavrador curiosamente indagou o andante a respeito da forma eficaz a ser aplicada.
Tzu-gung respondeu ao velho homem: “Você pega uma alavanca de madeira com um peso em uma de suas extremidades. Dessa forma é possível fazer com que a água suba tão depressa que ela irá simplesmente jorrar. Isso é chamado de bomba d’agua.”.
Enraivecido com a fórmula o velho disse que jamais violaria a intimidade da sua alma por aplicar o tal conselho, uma vez que havia sido instruído por seu professor que o emprego da mecanização no trabalho torna o homem rude, grosseiro, presunçoso, vaidoso e desprovido de simplicidade.
Um homem sem simplicidade é um ser humano despreparado para o sucesso nas lutas da sua própria alma. O despreparo nas milícias da