Imagens da organização
GARETH MORGAN
Fabio Duprat Lemos
Resumo do Livro Imagens da Organização de Gareth Morgan válido como nota para o módulo de Arquitetura Organizacional do curso de MBA em gestão empresarial.
1. INTRODUÇÃO
Gareth Morgan, em seu livro Imagens da Organização, relata as diferentes visões das organizações, apontando idéias convencionais da administração, apresentando também outras formas de organizações. Toda a fundamentação teórica e explicações do livro são baseadas em metáforas que nos levam a ver e compreender as diferentes faces das organizações entendendo o caráter complexo e paradoxal da vida organizacional. Morgan quer mostrar que somos capazes de administrar e planejar organizações de formas não pensadas como possíveis anteriormente. Procura mostrar como muitas das idéias convencionais sobre organizações e administração foram construídas sobre um pequeno número de imagens tidas como certas, especialmente a mecânica e a biológica. Segundo, explorando essas e um conjunto alternativo de imagens procura mostrar como se podem criar novas maneiras de pensar sobre a organização. Em terceiro lugar, procura mostrar como esse método geral de análise pode ser usado como um instrumento prático de diagnóstico dos problemas organizacionais, bem como de administração e planejamento das organizações de maneira mais ampla. E, finalmente, procura também explorar as implicações levantadas por esse tipo de análise. A respeito de metáforas: existe crescente literatura demonstrando o impacto da metáfora em relação ao modo pelo qual se pensa, se fala em relação aos sistemas de conhecimento científico e corriqueiro. Usar uma metáfora implica um modo de pensar e uma forma de ver que permeia a maneira pela qual entendemos nosso mundo em geral.
2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO MÁQUINA
Na concepção, a forma mecânica de pensar, arraigada nas nossas mentes durante tantas décadas, alicerçou o estilo burocrático