resenha do filme os miseráveis
O inspetor de justiça é Javert. Este persegue Jean Valjean, que após cumprir 19 anos de prisão é posto em liberdade condicional, mas não se apresenta às autoridades locais. Nesse meio tempo, após bater em inúmeras portas e ser rejeitado, é acolhido por um bispo que lhe dá abrigo. Jean Valjean, no entanto, está muito desiludido com relação à bondade dos seres humanos e durante a madrugada saqueia a igreja, agride o bispo, e foge em seguida. Mais tarde, quando é capturado pela polícia e levado ao bispo, este, além de inocentá-lo ainda lhe dá dois castiçais.
Depois de nove anos, Jean Valjean se torna um industrial e prefeito de sua cidade e adota o nome de Madelaine. Ao mesmo tempo, Javert é transferido para a cidade de Jean Valjean, e depois de um incidente, reconhece Valjean como ex-prisioneiro das Galés. Este o denuncia às autoridades, mesmo sem provas.
Em meio a tudo isso, Fantine, uma empregada da fábrica de Valjean, é despedida após a descoberta de que é mãe solteira. Sem ter como sustentar sua filha Cosette que está sob os cuidados dos Thénardies ,uma família chefiada por um homem sem caráter, que além de escravizar sua filha, a extorquia. Fantine torna-se prostituta, e numa noite após revidar a uma agressão é presa pelo inspetor Javert que a condena a cumprir seis meses de prisão.
Jean Valjean, ordena que o inspetor Javert solte Fantine esta desmaia, pois está doente, então Valjean a leva para sua casa a fim de assisti-la.
O inpetor Javert confessa ao prefeito que o denunciou às autoridades sob a suspeita de que fosse um ex-presidiário, mas que estava enganado, pois o verdadeiro Jean Valjean havia sido preso. Isso o leva a uma luta interior entre ficar no anonimato e deixar um inocente na cadeia ou revelar sua verdadeira identidade. Por fim, sua bondade prevalece e