o que é cidadania?
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
1° PERÍODO
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: O QUE É CIDADANIA
Parintins
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
LUCIANE MASCARENHAS
NECI KARINA
NOELY REIS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: O QUE É CIDADANIA
Parintins
2014
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MANZINI, Maria de Lourdes. O que é cidadania. Capa e ilustrações: Qu4tro Design: Claudio FerlautoSão Paulo – SP: Brasiliense s.a., [1995]. 79p.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Maria de Lourdes Manzini – Covre é cientista social, docente da USP e da PUC. Desenvolveu atividades de pesquisas e docência junto a Universidade de Bolonha. É autora de vários textos, destacando-se A cidadania que não temos (organizadora; Brasiliense, 1986), Educação, tecnocracia e democratização (Ática, 1990), A formação e ideologia do administrador de empresas (Cortez, ed. Revista e ampliada, 1991), O que é cidadania (Brasiliense, 1991).
CONHECIMENTO
A história da cidadania é feita de ambiguidades. A primeira referência nos mostra esse ponto, Grécia Antiga, Ágora, homens exercendo sua cidadania, porém ela não era acessível a todos, mulheres e escravos ficavam de fora. Passado o tempo do feudalismo onde a cidadania não foi praticada chegamos à queda do feudalismo e ascensão do capitalismo. Sociedade burguesa, a cidadania da ambiguidade, o Estado de Direito que não era para todos, os trabalhadores são ferozmente atingindo com a falta de cidadania, principalmente no que diz respeito a direitos sociais (saúde, educação, alimentação, etc.). Revoluções, Guerras Mundiais, são responsáveis por acordos e constituições que afirmam o direito para todos, reconhecem todos os homens iguais perante a lei, asseguram sua cidadania.
A cidadania é composta de direitos e