Metodologias Ágeis Scrum
As metodologias ágeis têm o objetivo de acelerar o desenvolvimento do software visando a melhoria continua do processo de produção de sistemas, gerando benefícios como o aumento da comunicação e interação da equipe, organização diária para o alcance da meta definida, evitar falhas na elaboração do projeto, respostas rápidas às mudanças e aumento significativo da produtividade.
O que é Scrum?
O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. É utilizado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.
Como funciona?
A figura acima apresenta de forma simplificada o desenvolvimento de um projeto através da metodologia de Scrum.
Os representantes de clientes e de usuários definem suas necessidades através de uma lista, chamada de backlog pela metodologia. Os itens desta lista são ordenados pela sua prioridade, apresentados à equipe de desenvolvimento que avalia o tempo necessário para atender cada item da lista.
Com este resultado em mãos é definido o conteúdo da iteração, chamada de Sprint. Durante a iteração a equipe desenvolve os itens do backlog pertencentes à iteração. O status do projeto é informado diariamente através de reuniões rápidas.
Ao final da iteração a equipe entrega uma nova versão do sistema com o novo conjunto de funcionalidades implementado. O resultado da iteração é avaliado com o cliente, e o conteúdo da iteração seguinte é definido.
Principais práticas de Scrum
O foco do Scrum está em definir práticas e posturas a serem adotadas durante o desenvolvimento, e não em definir processos especificamente. Apresentam-se, a seguir, alguns detalhes sobre as principais práticas de Scrum.
Backlog do produto
O backlog é uma lista que contém todas as tarefas conhecidas, a serem desenvolvidas no sistema. Esta lista geralmente contém requisitos de todas as espécies, além de tecnologias, melhorias, e