Contabilidade I
R: Porque o Patrimônio Líquido pode significar o total investido ( Capital Social) e ao mesmo tempo os prejuízos e os lucros acumulados ( Lucros e Prejuízos Acumulados ).
2-) Comente os principais grupos de contas do Balanço Patrimonial.
R: O Balanço Patrimonial é destinado a evidenciar, qualitativamente e quantitativamente, em datas específicas, a posição patrimonial e financeira da entidade e é constituído pelo Ativo, Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
No Ativo, encontra-se o grupos de contas do Ativo Circulante que abrange valores realizáveis em até 12 meses. Exemplos: Caixa, bancos investimentos de curto prazos, estoques, clientes, etc. Ainda no Ativo, encontra-se o grupo do Ativo Não Circulante , e incluí nesse grupo todos os bens e direitos de permanência duradoura que compreendem os acima de 12 meses. Exemplos: Veículos, imóveis de uso, patentes, etc.
No Passivo, o grupo das contas do Passivo Circulante, são escrituradas as obrigações da entidade exigíveis em até 12 meses. Exemplo: Fornecedores, salários, etc. Ainda no Passivo, tem o grupo do Passivo Não Circulante nele estão escrituradas as obrigações com exigibilidade acima de 12 meses.
Já o Patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e os passivos, é constituído por Capital Social, Reserva de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
3-) Explique o que são curto e longo prazos, para a contabilidade.
R: No Curto Prazo os ativos e passivos com liquidez e exigibilidade respectivamente até 12 meses e longo prazo, acima de 12 meses.
4-) Qual a relação do grau de liquidez com o Ativo, em termos de classificação de contas?
R: A relação refere-se a velocidade e facilidade com qual um ativo pode ser convertido em caixa.