contabilidade I
LIVRO UTILIZADO
BIBLIOGRAFIA:
CONTABILIDADE
introdutória. 11. ed. São Paulo (SP): Atlas, EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP
A TERMINOLOGIA
Na língua portuguesa encontramos palavras que, dependendo do ponto de vista, assumem significados diversos. A palavra ativo, por exemplo, poderá significar coisas diferentes, dependendo do setor de atuação no qual será empregada.
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
Em toda profissão é comum encontrarmos um conjunto de palavras cujo significado seja específico para aquela área de trabalho.
As palavras que mais inquietam os iniciantes em contabilidade são:
Débito e crédito.
Débito na linguagem comum e na linguagem contábil.
Crédito na linguagem comum e na linguagem contábil
CONCEITO
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica – conceito oficial formulado no primeiro congresso brasileiro de contabilistas, realizado no rio de janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.
A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (estrutura conceitual básica da contabilidade – estudo elaborado pelo instituto brasileiro de pesquisas contábeis, atuariais e financeiras (IPECAFI).
Funções da Contabilidade
Função Administrativa:
A Contabilidade tem por função administrativa o controle do patrimônio da entidade mediante registro dos fatos contábeis em livros apropriados, sendo que os principais são o Livro Diário e o Livro Razão.
Função Econômica:
A Contabilidade tem por função econômica a apuração do resultado líquido (ou rédito), que pode ser lucro líquido ou prejuízo líquido do exercício.
O OBJETO DA CONTABILIDADE:
É o patrimônio das entidadades econômico-admistrativas.
O OBJETIVO DA CONTABILIDADE:
É o