Principios do Marketing
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA
Princípios do Marketing
O marketing é o elo de ligação entre as necessidades da sociedade e suas atividades industriais. É a função que ajusta as ofertas da organização às necessidades sempre mutáveis do mercado. São os sensores externos da organização que se incumbem de sua adaptação e do seu crescimento.
“ O marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma função isolada... É o negócio todo visto do ponto de vista do resultado final, isto é, do cliente” (Peter Drucker).
Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.
O ponto de partida para o estudo do marketing reside nas necessidades e desejos humanos. A existência de necessidades e desejos humanos leva ao conceito de produto: é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo. O ponto mais importante de um produto é o serviço que ele presta. Um produto não mais é do que um instrumento para resolver um problema.
Qualquer coisa capaz de prestar um serviço, isto é, de satisfazer a uma necessidade, pode ser chamada de produto, isto inclui pessoas, lugares, organizações e idéias.
O fato de que o homem tem necessidades e desejos e de que há produtos capazes de satisfazê-los é importante, mas não o suficiente para definir marketing. O marketing existe quando o homem decide satisfazer a suas necessidades e desejos de uma forma que podemos chamar de troca.
A troca exige as seguintes condições:
- existem duas partes;
- cada parte tem algo que pode ter valor para a outra;
- cada parte é capaz de se comunicar e de fazer a entrega;
- cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta.
Assim, a troca é descrita como um processo de criação de valor, isto é um ato livre que normalmente aumenta o valor percebido pelas duas partes.
Um mercado é uma arena para trocas potenciais.
A administração de marketing é a análise, o planejamento, a