Caderno De Estudos De Jud I
HISTÓRICO E PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DO JUDÔ O judô é um esporte e doutrina criados pelo Mestre Jigoro Kano. Com a revolução de costumes que abalou o Japão a partir de 1868, dedicouse ele a viver o JuJutsu partindo de escolas e de antigos mestres. Lançou, então, um método próprio, e que chamou JUDÔ, eliminando os golpes mais traumáticos (socos, pontapés), porque a finalidade já não era formar guerreiros, mas cidadãos pacíficos, ao contrário do JuJutsu.
O Judô esportivo atual resultou da incrementação das competições (shiai) que visavam apenas a verificar o avanço técnico. Hoje existem campeonatos continentais e mundiais e o Judô tornouse Olímpico oficialmente, a partir de 1972, o seu maior núcleo de ensino é o instituto KODOKAN em Tokyo, fundado pelo mestre Jigoro Kano em 1882.
O treinamento de Judô não visa somente o desenvolvimento técnico, mas principalmente a formação moral, espiritual e educação dos praticantes. Esta preparação, que em hipótese alguma deve se divorciar da preparação técnica é aquela que torna o judoka apto a enfrentar com garra, tenacidade e bom senso todos os tipos de competição, dentro e fora do tatami, de forma honesta e sempre leal. Isto fica bem caracterizado nas palavras do professor Kano e sua definição sobre o propósito do ensinamento do Judô: Judô é o caminho para a mais eficiente utilização das forças física e moral. Pelo seu treinamento em ataques e defesa, educase o corpo e o espírito e torna a essência espiritual do Judô uma parte de seu próprio ser. “Desta forma será capaz de aperfeiçoar a si próprio e contribuir com algo para valorizar o mundo”. Esta é a meta final do ensinamento do Judô. Isto é que realça a verdadeira beleza e