Ergonomia
Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho.
Como visto durante este semestre letivo, são vários os campos em que compõem a engenharia de produção. Um deles é a ergonomia.
No livro “Introdução a Engenharia de Produção”, a ergonomia é a apresentada como a área que estuda a relação do homem com o seu trabalho, avaliando e analisando os riscos para a saúde (tanto psíquica como física) no desenvolvimento de seu trabalho. Já a Higiene e Segurança do Trabalho como a área que lida com a prevenção de doenças e acidentes de trabalho.
Definição e Histórico da Ergonomia
A ergonomia teve seu estudo iniciado a partir da II Guerra Mundial, na qual foram constatadas as dificuldades enfrentadas pelos soldados ao lidar com os armamentos e máquinas, dificuldades que vinham muitas vezes a prejudica-los na hora do combate. Devido a essa situação, foram criados grupos para discutir e buscar uma foram de melhorar essa relação, levando assim a uma maior eficácia das tropas. Ao final da guerra, e após constatar os benefícios de se ter um ambiente /mecanismos que não agredissem tanto a saúde dos soldados, os estudo de ergonomia se voltaram para a s condições de trabalho nos ambientes fabris.
O Método Ergonômico
Atualmente, a ergonomia não visa lidar apenas com a relação do homem com maquinários, mas também na relação interpessoal, na capacidade do mesmo, nas limitações, enfim, tudo aquilo que pode influenciar no desempenho de seu trabalho. É abordada também na produção de mercadorias, de forma a permitir a elaboração de produtos que ofereçam conforto, saúde e segurança.
No que diz respeito a empresas, o livro cita diversas formas de abordagens metodológicas para a ergonomia. Entre elas pode-se citar:
Sistema homem-máquina-ambiente: analisa a forma como o homem interage com as máquinas e com o ambiente (posto de trabalho), avaliando tanto as atividades físicas (movimentos musculares) como psicológicas (tomadas de decisão, receptores sensórias etc.).
Análise ergonômica do