Ergonomia
ANA ELIZA FONTOURA VASCONCELLOS
DANIELLE DE MATTOS BENEDICTO
ERGONOMIA
SÃO MATEUS
2014
ANA ELIZA FONTOURA VASCONCELLOS
DANIELLE DE MATTOS BENEDICTO
ERGONOMIA
SÃO MATEUS
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 ERGONOMIA: CONCEITO E HISTÓRIA 4
2.1 TIPOS DE ERGONOMIA 5
Ergonomia cognitiva: 5
Ergonomia organizacional: 5
2.2 ERGONOMIA E SAÚDE NO TRABALHO 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
ANEXO A – LEVANTANDO PESO 12
ANEXO B – UTLIZANDO MOUSE 12
1 INTRODUÇÃO
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre humanos e máquina. Seu objetivo é otimizar as interações do mesmo com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem estar e consequentemente, aumento na produtividade. Através deste trabalho será mostrado seus conceitos, história, tipos existentes e a relação à saúde no trabalho.
2 ERGONOMIA: CONCEITO E HISTÓRIA
O que é ergonomia?
Ergonomia: palavra de origem grega
ERGO= trabalho
NOMOS= regras
Uma definição: Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente.
A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem querer, o homem primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais. Ele exercia a mesma atividade com menos esforço, com mais conforto.
Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos que deveriam ser precisos e habilitados a serem usados por soldados de vários países com medidas antropométricas diferentes (altura é um