Marketing societal
Ivano Ismael Chitara
Estudante nº
Ano
DO CURSO DE MARKETING
IINSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E AUDITORIA
Maputo,Maio de 2012
Resumo
O presente trabalho subordinado ao tema o marketing societal como factor de competitividade entre as empresas, busca essencialmente verificar em que medida o marketing de causas sociais ou societal torna as empresas competitivas.
Nos dias que correm, face a intensidade da concorrência, o reforço da marca e da imagem tem sido destacado pelas empresas.
Pensa-se que através das ações de marketing viradas para as causas sociais, a empresa torna-se preferida pelos seus consumidores diante da concorrência. Os clientes orgulham-se por comprarem produtos e serviços da empresa pelo valor percebido da marca que se manifesta pela imagem da empresa.
Tratando-se de uma abordagem de marketing cada vez mais utilizada por empresas moçambicanas, há necessidade de analisar em que medida o Marketing societal pode contribuir para tornar uma empresa mais competitiva.
Teremos como foco um estudo de caso do Banco Comercial e de Investimentos (BCI).
Introdução
Face a constante mudança do ambiente de negócios, algumas empresas sentem a necessidade de modificar as suas atitudes face ao contexto em que estão inseridas e rever as suas estratégias de marketing de modo a enquadrá-las a nova demanda do mercado.
A revolução tecnológica e um mercado consumidor mais exigente e participativo, obriga as empresas a redifinirem as suas estratégias, para que se voltem ao cliente interno, externo e a sociedade em que se insere,de modo a tornar-se mais competitiva face a concorrência.
Nota-se actualmente que os consumidores estao tornando-se mais sofisticados,uma vez que encontram inúmeras alternativas de escolha no mercado. A marca e a qualidade dos produtos ja