EXPERIMENTO N 5 Metais Alcalinos E Metais Alcalinos Terrosos
Curso: Engenharia Química
Valor do Relatório:
Disciplina: Química Inorgânica Experimental I
Data do Experimento: 24/03/2014
Professor: Carlos Henrique
Data da Entrega: / /2014
Alunos:
Aline de Morais Carneiro
Erika de Jesus Vieira
Juliana de Castro Carbery
Leomar F. S. Machado dos Santos
Marcos Adilson Bento da Silva
Vanessa Moutinho de Lima
Matrículas:
5900231
5900284
5900232
5900229
5900236
5900262
METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
1. RESUMO
Os metais ão um grupo de elementos químicos da tabela periódica (caracterizados, principalmente, pelos alcalinos e alcalino-terrosos) é o mais conhecido pelo homem, todos os metais não-nobres (como sódio, potássio, cálcio) são altamente redutivos, ou seja, tendem à oxidação de modo a estabilizarem-se eletronicamente com a perda de elétrons da camada de valência. Os nobres são muito oxidativos, onde se estiverem na presença de outro material mais redutivo (como os metais não nobres), tendem a oxidá-los.
2. INTRODUÇÃO
Os metais alcalinos compreendem os elementos do Grupo 1, formando um grupo bastante homogêneo, com a química mais simples que qualquer outro grupo da Tabela Periódica. Este grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li),sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Estes metais possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores. Apesar de sua grande semelhança química, estes elementos não ocorrem juntos, principalmente por causa dos diferentes tamanhos dos íons.
São metais de baixa densidade e moles. Altamente eletropositivos e reativos. A eletropositividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo caso observado do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se