licitação
Conteúdo Programático
6. Intraempreendedorismo
NC4
EMPREENDEDORISMO
Semana 3
7. Franquias
1
07/10/2013
Empreendedorismo Social
The Social Entrepreneur´s Handbook: how to start, build and run a business that improves the world
(Rupert Scofield)
State of World 2012: moving toward susteinable properity
(Engelman)
Empreendedorismo Social
Classificação do Empreendedorismo Social
• Somos 7 bilhões e chegaremos a 10 bilhões no séc.
22
• Tipo I: empreendedores que buscam benefícios sociais como redução da pobreza, assistência médica para os pobres, justiça social, sustentabilidade global, etc. Priorizam a satisfação psicológica, emocional e espiritual, em vez de recompensas financeiras. • Pensando no bem-estar das pessoas, há um tipo de empreendedor que, ao praticar o bem, acaba se realizando tanto na vida pessoal como na vida profissional • O perfil deste empreendedor aponta para uma ética pessoal forte e que crê na capacidade que cada ser humano tem de ser um adicionador de mudança positiva. Sente alegria em alinhar suas ações cotidianas com seu sistema de valores
• Tipo II: empreendedores pobres e desprovidos de recursos que visam a maximização dos lucros. O benefício social consiste no fato de que todos os dividendos e o crescimento do capital social produzido pela empresa servem para beneficiar os pobres, ajudando-lhes a reduzir a pobreza ou mesmo a sair dela completamente.
2
07/10/2013
Empreendedorismo Social
Entre as organizações especializadas Empreendedorismo Social encontram-se:
-
em
Ashoka
Artemísia
Avina
Schwab
Skool
INTRAEMPREENDEDORISMO
O conceito pode ser entendido como o desenvolvimento dos colaboradores, dentro da organização, dando-lhes a oportunidade de fazer com que suas idéias sejam implementadas e se traduzam em resultados para a empresa e para si.
É, portanto, um sistema revolucionário, para acelerar as inovações dentro das