Esquitossomose
Esquistossomose é a infecção causada por um tipo de parasita Schistosoma.
Causas
Você é infectado pelo schistosoma através do contato com água contaminada. O parasita que está em seus estágios infecciosos é chamado de cercária. Ele nada livremente em corpos d''água abertos.
Em contato com seres humanos, o parasita entra pela pele, amadurece até o próximo estágio (esquistossômulo), depois migra para os pulmões e fígado, onde amadurece na forma adulta.
O verme adulto então migra para sua parte preferida no corpo, dependendo da sua espécie. Essas áreas incluem a bexiga, reto, intestinos, fígado, sistema venoso portal (as veias que carregam sangue dos intestinos para o fígado),baço e pulmões.
A esquistossomose não é normalmente observada nos Estados Unidos. É comum em muitos países tropicais e subtropicais em todo o mundo.
Sintomas de Esquistossomose
Os sintomas variam dependendo da espécie de verme e da fase de infecção.
Infestação severa (muitos parasitas) pode ocasionar febre, calafrios, aumentos dos nódulos linfáticos e aumento do fígado e baço.
A invasão inicial da pele pode causar coceira e erupção cutânea (coceira de nadador). Nesta condição, o esquistossoma é destruído dentro da pele.
Os sintomas intestinais incluem dor abdominal e diarreia (que pode conter sangue).
Os sintomas urinários podem incluir urinação freqüente, urinação dolorosa (disúria) e sangue na urina (hematúria).
Tratamento de Esquistossomose
Essa infecção é geralmente tratada com a droga praziquantel. Se a infecção for grave ou envolver o cérebro, podem ser administrados corticosteroides.
Complicações possíveis
Câncer da bexiga
Insuficiência renal crônica
Dano hepático crônico e baço aumentado
Inflamação do colo (intestino grosso) com diarreia sanguinolenta
Obstrução do rim e bexiga
Hipertensão pulmonar
Infecções sanguíneas repetidas podem ocorrer, pois a bactéria pode entrar na corrente sanguínea através do colo irritado
Insuficiência cardíaca do lado