Inesxitente
299 palavras
2 páginas
Universidade Federal da Paraíba – UFPB Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas – CCBSA
Curso de Bacharelado em Economia 2014.1
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Professor:
Aluno: Pedro Henrique Cavalcanti Rocha
Conhecimento é perigoso?
Não, não acredito que conhecimento seja perigoso. O conhecimento é a fonte de tudo existente. Se algo funciona perfeitamente agora, foi porque alguém o estudou e analisou anteriormente. Ele adquiriu conhecimento daquilo. Todo conhecimento é válido, mesmo sendo irrelevante.
O conhecimento é o que nos distingue de outros seres vivos. A habilidade de aprender com determinadas situações ou até mesmo a partir das interações com outros seres vivos não humanos nos acresce intelectualmente e moralmente.
Além disso, a maneira como o conhecimento (como um todo) atravessou inúmeras gerações através de diversas formas, seria impossível considerá-lo como algo perigoso, pois se realmente fosse, provavelmente teria deixado de existir.
O homem, visto como um ser racional e consciente, nunca deixará de adquirir conhecimento, pois, faz parte da natureza humana aventurar-se pelos labirintos das mente, mas, por outro lado, nunca alcançara conhecimento pleno de tudo que o cerca, pois “o tudo” está em constante mudança.
Seria ingenuidade minha desconsiderar um ou dois conhecimentos que eu considero malignos, porém utilizáveis. Em primeiro lugar, o conhecimento bélico. É simplesmente impressionante o quão rápido e brutalmente a indústria bélica modernizou-se. De lanças de pedra lascada, às espadas, para armas a pólvora até as bombas atômicas.
Em suma, o conhecimento não é algo perigoso, mas sim algo encantador. Pertence a essência humana, e estão perfeitamente interligados. Os homens vivem para o conhecimento, e o conhecimento só sobrevive nos homens que o buscam.
Existe uma frase que Éneas Carneiro disse no programa do Jô Soares há muito tempo, mas que eu gosto muito,