esquitossomose
Conceito:
A esquistossomose ou bilharzíase é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano. HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquistossomose" \l "cite_note-cpqr.fiocruz.br-1" 1
Existem seis espécies de Schistosoma que podem causar a esquistossomose ao homem: S. hematobium, S. intercalatum, S. japonicum, S. malayensis, S. mansoni e S. mekongi. Destas, apenas S. mansoni é encontrada no continente americano. Formas adultas do Schistosoma mansoni.
À esquerda par de macho e fêmea; ao meio fêmea; à direita macho
Causa: No Brasil, esta doença é causada pelo esquistossomo da espécie Schistosoma mansoni.
Sintomas:
A doença apresenta a fase aguda e a crônica. Nesta primeira fase, podem aparecer coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento. A segunda fase (crônica), geralmente apresenta-se assintomática, podem ocorrer episódios de diarreia, alternando-se com períodos de constipação, podendo haver a evolução para um quadro mais grave, com hepatomegalia (fígado aumentado), cirrose, esplenomegalia (aumento do baço), hemorragias derivadas do rompimento de veias esofágicas, e ascite (acúmulo de líquido na região abdominal). Esta ascite é popularmente chamada de barriga d’água.
Reação inicial à penetração de várias larvas na pele do braço. Por cada marca entrou uma larva.
Tratamento:
O tratamento é feito com antiparasitários ( HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Praziquantel" \o "Praziquantel" praziquantel ou HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxamniquina" \o "Oxamniquina" oxamniquina) para matar o parasita dentro do corpo e dura 1 ou 2 dias.
Em junho de 2012, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou a criação de uma vacina contra a esquistossomose.
Medidas profiláticas:
A prevenção da esquistossomose consiste na melhoria das condições de