Inclusão surdez
SEMINÁRIO
SURDO CEGO - INCLUSÃO - ÁREA DA SURDEZ
Surdo cegueira
No Brasil há hoje aproximadamente cerca de 250 pessoas com surda cegueira. As pessoas que possuem surdo cegueira podem ser classificadas de duas formas. Pré-linguísticas e Pós-lingüísticas
O surdo pré-lingüístico é aquele que nasce surdo cego ou adquire o surdo cegueira ainda bebê antes da aquisição de uma língua, apresentando graves perdas visuais e auditivas. Estas pessoas apresentam dificuldades de compreensão do universo que o cercam, devido à ausência de luz e do som. Acabam se isolando do mundo.
O surdo cego pós - lingüístico é aquele que apresenta uma deficiência sensorial (auditiva ou visual) e adquire uma outra após a aquisição de uma língua (Portuguesa ou de sinais).
As causas principais:
Doenças contraídas na gravidez, como rubéola, citoplasmose e citomegalovirus, podem causar surdo cegueira nas crianças.
Síndromes como a de Usher . As crianças nascem com esta síndrome que se manifesta na infância ou mais tarde.
Abuso de álcool e drogas por parte da gestante, caxumba meningite, acidente vascular, sífilis congênita, herpes, AIDS, hidrocefalia, entre outros podem causar o surdo cegueira.
Prevenção
Uma das causas de prevenção da surdo cegueira é pela vacinação contra rubéola antes da gravidez. Já a síndrome de Usher e outras que provocam surdo cegueira não podem ser prevenidas por serem genéticas.
Mas evitando o uso de álcool e drogas também previne que a criança acabe nascendo com esta deficiência.
Algumas iniciativas voltadas para o surdo cego
Existem hoje no Brasil, algumas instituições e pessoas empenhadas em promover a Inclusão social, de quem possui surdo cegueira. A educação de surdo cego existe há 30 anos, mas só a partir de 1990 houve um avanço devido ao apoio de instituições estrangeiras