A inclusão do aluno com surdez
2. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos deve estar pautado na aceitação e valorização da diversidade.
Sabemos que a falta de preparo dos professores para lidar com a inclusão é um dos grandes entraves no processo ensino-aprendizagem das crianças com necessidades especiais. O professor deve aceitar todos os alunos sem rejeição, acreditar no potencial do educando observando o seu crescimento, envolver a família em atividades de interação, valorizar o conhecimento prévio do aluno em relação ao conteúdo trabalhado, valorizar as suas experiências, buscar informações, compartilhar experiências com outros colegas de profissão. Desta forma, estará contribuindo para o desenvolvimento pleno do seu aluno.
3.Em minha opinião, os aspectos fundamentais para a educação bilingue são: respeitar o princípio de que o educando surdo deve ter acesso e dominar a língua de sinais como a sua língua materna, e a língua oficial do seu país como a segunda língua.
Segundo alguns especialistas, os bilinguístas defendem que a língua gestual deve ser adquirida, preferencialmente, pelo convívio com outros Surdos mais velhos, que dominem a língua gestual.Uma vez que cerca de 90% dos