A Educa O Especial Para Surdos
Este trabalho abordará a Educação Especial para surdos e como trabalhar com alunos com surdez para que possam ser visualizados métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento de suas habilidades e sua inclusão escolar e social.
Como a escola é o centro social de inclusão foi a partir dela que as pessoas portadoras de necessidades especiais, puderam viabilizar o seu processo social de inclusão. Visto que, historicamente, as pessoas portadoras de deficiências, era indivíduos não reconhecidos pelo meio social a qual pertenciam, sendo consideradas prejudiciais ao desenvolvimento social e portadores de anomalia, posteriormente a idade cristã que estas pessoas, ganham referências sociais e centros especializados onde acreditavam que poderiam ser “tratados” e orientados de acordo com a sua deficiência.
É assim, que surge o processo de integração de alunos com deficiência e a escola que de acordo com a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que norteiam a Educação Brasileira, se faz necessária em promover a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, auxiliando as escolas ditas “normais” se tornarem escolas inclusivas para atender qualquer tipo de deficiência.
Voltado este trabalho para a educação especial com indivíduos com surdez é que apresentamos o nosso estudo relatando os acontecimentos históricos, o uso dos AEE (atendimento educacionais especializados) como a Libra e uso da Linguagem: Língua portuguesa, utilizando-se da abordagem bilíngue, a qual hoje em dia, é mais adepta a inclusão de surdos no processo ensino-aprendizagem.
Assim se faz necessário orientar o professor em qual maneira introduzir o AEE de que forma ele possa somar com a escola no processo de inclusão e dinamização do ensino. E demonstrar o desenvolvimento e o uso adequado das Libras e da língua Portuguesa, através das sensações, percepções, movimentos e entre outros. Educação Especial para Surdos.
Histórico
A primeira iniciativa de educação de surdos no Brasil