GÊNEROS DO DISCURSO: O ENSINO DOS GÊNEROS DO DISCURSO
O ENSINO DOS GÊNEROS DO DISCURSO
Luciana Barbosa Dogini
RA 312205663
Resumo: O estudo se Bakhtin sobre os gêneros do discurso abriu para o ensino de Línguas uma nova e estimulante perspectiva. Por meio de seus estudos, outros autores especializaram e concentraram seus estudos na tentativa de explorar melhor esse novo conceito e o quê de novo haveria para acrescentar no processo ensino aprendizagem. Nesse longo percurso aparecem Schneuwly e Dolz com contribuições significativas para o ensino de línguas fazendo uso dos gêneros em sala de aula. Nessa perspectiva, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) trazem para o ensino das línguas, o estudo dos gêneros, em uma expansão e a busca da melhoria da educação.
Palavras chaves: Bakhtin. Gêneros do discurso. PCNs. Schneuwly e Dolz. Sequência Didática.
1. Introdução
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de fundamentar o ensino da língua portuguesa, tanto oral quanto escrita, nos gêneros do discurso, desencadeou uma relevante atividade de pesquisa para descrever a diversidade considerável de gêneros e apresentar sugestões didáticas para o uso dos textos como fonte de referência de determinado gênero.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1998, p. 70) revelam que o uso de gêneros textuais tem um papel decisivo na formação de leitores. Para tanto, o professor deve assumir a tarefa de formar aluno-leitor, aluno-produtor fazendo com que a escola tenha responsabilidade na elaboração de projetos educativos que busquem a intermediação da passagem do leitor de tipologias textuais para o leitor de diversos gêneros discursivos, do mesmo modo que são vinculados em diferentes campos de comunicação verbal.
O professor precisa assumir o papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, sem esquecer que ele é o sujeito que sabe e deve saber ensinar os alunos a ler e escrever e, assim, dissecar os discursos orais e