VA_Redes_Sociais_e_Comunicacao_Aula_04
1708 palavras
7 páginas
Redes Sociais eComunicação
Aula 4
Gêneros textuais na web
Segundo Bakhtin (1997), o uso da língua se dá de diferentes formas a depender da esfera social da atividade humana.
São elas que elaboram seus
“tipos estáveis de enunciado” gêneros do discurso. Há uma infinidade de gêneros do discurso, uma vez que a sociedade se organiza em diferentes esferas, cada uma com suas particularidades. padronizados: felicitações, os votos, as trocas de novidades. gêneros mais criativos: reuniões sociais, os encontros entre amigos ou familiares.
Os gêneros do discurso se caracterizam por uma grande variedade.
Cartas, as palestras, a exposição acadêmica, o texto didático, o artigo jornalístico, o discurso político, etc.
Bakhtin (1997) afirma que se não existissem os gêneros do discurso e se não os dominássemos, se tivéssemos de criá-los pela primeira vez no processo da fala...
... se tivéssemos de construir cada um de nossos enunciados, a comunicação verbal seria quase impossível.
Um determinado gênero se origina da função dos enunciados aliada às condições propiciadas pela esfera social: relação entre os interlocutores, a posição daquele que enuncia e daquele que ouve.
É a partir dos gêneros que organizamos a nossa enunciação.
Segundo Bakhtin (1997), a riqueza e a variedade dos gêneros do discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável.
Os gêneros textuais na web são gêneros mais complexos, uma vez que são determinados por condições de produção também mais complexas. Exemplo: a hipertextualidade, o cruzamento maior entre fala e escrita, a multimodalidade, a escrita síncrona, etc.
Bakhtin (2000) observa que o ser humano em quaisquer de suas atividades vai servir-se da língua e a partir do interesse, intencionalidade e finalidade específicos de cada atividade, realizará enunciados linguísticos de maneiras diversas.
As esferas de atividade humana (esferas sociais de comunicação) são variadas e, para cada uma delas, tem-se