ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: A QUESTÃO DAS ESCOLHAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: A QUESTÃO DAS ESCOLHAS
TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
ADAIR BONINI
(UNISUL)
ABSTRACT
This article discusses text-genres teaching taking focus on the existing proposal in the Nacional Curriculum
Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais) for fundamental and middle school teaching in Brazil.
Inicially, a theorectical discussion is presented mainly in relation to the meaning of terms such as text, discourse and enunciation. It then presents some suggestions as to an appropriate genre concept in teaching as well as some tenets for genre teaching and a set of selection criteria for the genres to be worked at school.
1. INTRODUÇÃO
A noção de gênero como vem sendo pensada, a partir do final da década de 80 e no decorrer dos anos 90, aparece no contexto atual das discussões sobre ensino de língua como conteúdo que possibilita reunir vários dos resultados de pesquisas e de reflexões anteriores já concebidos como consensuais na área. Os PCN - Parâmetros
Curriculares Nacionais (Brasil, 1997, 1998a, 1998b), à parte as críticas a eles endereçadas, aparecem, então, como um excelente documento de síntese destes pontos, estruturando uma proposta de ensino que em sua maior parte é bastante coerente.
O surgimento da noção de gênero nos termos em que está posta atualmente, entretanto, é extremamente recente, havendo ainda muito a ser clareado por meio de pesquisas e discussões. Na verdade, dentro das tendências teóricas já estruturadas na
Lingüística, as abordagens para este assunto florescem, sem que, contudo, se tenha resolvido questões terminológicas e mesmo epistemológicas complexas. A compreensão da natureza da linguagem como comunicativa ou como enunciativa, acrescendo-se o fenômeno da transdisciplinariedade na discussão sobre gênero, faz com que termos como discurso, texto e enunciado recebam incontáveis sentidos.
Os PCN, então, não poderiam escapar a toda esta