texto publicitário em sala de aula;uma proposta de leitura
Estadual de Santa Cruz (UESC) – BA. urbanocavalcante@yahoo.com.br
Resumo: O objetivo desta comunicação é apresentar uma proposta de reflexão e trabalho didático-pedagógico com o texto publicitário nas aulas de Língua Materna. Esse gênero textual constitui uma modalidade de leitura persuasiva, pautada num projeto argumentativo (Koch, 1987; Vestergaard e SchrØder, 1988), fazendo parte do discurso autoritário (Orlandi, 1987). Dessa forma, usa esquemas básicos a fim de obter o convencimento dos receptores (Brown, 1971), por meio de uma linguagem sedutora (Carvalho, 2004), que é expressão da ideologia dominante (Fiorin, 1988; Sandman, 1997). Nessa proposta de trabalho com o texto publicitário, tomaremos, para ler e analisar o seu discurso, o arcabouço teórico da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa, fundada por Pêcheux (1969) pelo fato de esta corrente ser ancorada no materialismo histórico e na ideologia e não perceber o discurso como um fenômeno lingüístico independente e isolado das condições sociais de produção.
Palavras-chave: texto publicitário, leitura, análise do discurso.
Persistir em se preocupar dos gêneros pode parecer atualmente um passatempo ocioso, quiçá anacrônico. Todos sabem que nos áureos tempos dos clássicos havia baladas, odes, sonetos, tragédias e comédias, e hoje?
Tzevetan Todorov
1. Considerações Iniciais
O ensino tradicional da língua materna tem como principal característica seu caráter normativo, prescritivo e conceitual, marcado por aulas classificatórias de nomenclaturas e categorias da gramática normativa, com ênfase nos estudos da ortografia e da sintaxe da Língua Portuguesa (LP).
Na década de 70 e, sobretudo, a partir dos anos 80, com o surgimento das teorias lingüísticas, essa concepção passou a ser contestada. Essas teorias postulam que o ensino e estudo da língua