Gestão e sua evolução
Conceito
Gestão – o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com o esforço dos outros.
Pressupõe a existência de uma organização, isto é, várias pessoas que desenvolvem uma actividade em conjunto para melhor atingirem objectivos comuns.
Muitas vezes, provavelmente na maior parte dos casos, além da orientação e coordenação de pessoas, a gestão implica também a afectação e o controlo de recursos financeiros e materiais.
Funções da gestão
Basicamente, a tarefa da gestão é interpretar os objectivos propostos e transformá-los em acção empresarial, através de planeamento, organização, direcção e controlo de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todo os níveis da empresa, a fim de atingir esses mesmos objectivos. A gestão abarca, portanto, quatro funções fundamentais:
• Planeamento – o processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como fazê-lo.
Idealmente, os planos devem ser definidos em termos precisos de tal modo que sirvam de guias claros para os gestores e para o pessoal da empresa.
• Organização – consiste em estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre estas e os recursos, para atingir os objectivos propostos.
• Direcção – é entendida como o processo de determinar, isto é, afectar, ou influenciar, o comportamento dos outros. A direcção envolve:
* Motivação – é entendida como o reforço da vontade das pessoas se esforçarem por conseguir alcançar os objectivos da organização.
* Liderança - é a capacidade de conseguir que os outros façam aquilo que o líder quer que façam. Pode ser posta em prática de diferentes formas: Mais ou menos autocrática e mais ou menos participativa.
* Comunicação – é o processo de transferência de informações, ideias, conceitos ou sentimentos entre as pessoas.
• Controlo – é o processo de comparação do actual desempenho da organização com standards previamente estabelecidos, apontando as eventuais acções correctivas. Mais do que