Resenha Critica de Empreendorismo (Livro do Dornelas)
Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios
Jose Dornelas
Capítulos 1 ao 4
Disciplina: Empreededorismo
Capítulo 1 – Introdução O primeiro capítulo começa a relacionar o empreendedorismo no Brasil: como o conceito é difundido, relaciona o conceito com os Estados Unidos e levanta como a taxa de mortalidade de empreendimentos no Brasil é relativamente alta. O autor desenvolve muito bem a argumentação nos dois primeiros parágrafos, e ressalta as novas formas de empreendedorismo que nasceram com a internet. Os dados levantados sobre o empreendimento no brasil, tais como índice do tamanho das empresas no brasil; taxa de mortalidade, etc. são alarmantes e levantam dúvida se realmente correspondem com a realidade. Porém vale ressaltar que a maioria dos dados corresponde ao fim da década de 90 e estão meio desatualizados, tendo em vista que vêm de uma época da qual a economia brasileira ainda estava engatinhando. Ao fim do capítulo o autor justifica a utilidade do livro e sua aplicação nas universidades. Ele explora o conteúdo do livro de forma contundente e vende o seu peixe muito bem. Concluo que este primeiro capítulo obtém sucesso o conteúdo tratado no restante do livro e lhe mantém interessado no que está por vir, apesar de tentar chocar o leitor com dados um pouco extremos.
Capítulo 2 – O Processo Empreendedor
O segundo capítulo começa tratando da Revolução do Empreendedorismo. O autor apresenta como diversas transformações que aconteceram no século XX, época onde diversas invenções nasceram, e que trouxeram necessidades diferentes de empreendedorismo. Ele ainda ressealta que empreendedores são pessoas particulares, com motivação singular, apaixonadas pelo que fazem e que buscam conhecimento e admiração.
O autor ainda levanta de forma breve e clara, os conceitos de administração que surgiram e sua respectiva evolução e importância para o empreendedorismo. Porém ele levanta uma questão pertinente: o