evolução no modelo de gestao
Neste sentido, para identificar e avaliar as características peculiares às novas práticas de gestão empresarial, hoje dispersas na literatura e nas pesquisas acadêmicas na área de Administração, é preciso analisá-las dentro do contexto histórico de sua evolução e de sua relação com o conjunto de outras práticas gerenciais.
Revolução Agrícola (até 1750 d.C.)
Era formada por uma sociedade agrária que tinha como forma de sustento a terra. A agricultura era predominante e foi um dos pontos decisivos para o desenvolvimento dessas sociedades. Esse período foi chamado de primeira onda, segundo Toffler.
Revolução Industrial (1750 a 1970)
Na Revolução Industrial, as mudanças e os modelos que começaram a surgir, são classificado segundo Dirceu Maranaldo, no livro 'Estratégia para a Competitividade', como eras empresariais. Inicialmente, as organizações trabalhavam sobre uma hierarquia muito rígida
A era da produção em massa, 1920.
Os modelos de gestão estavam baseados na administração científica e nas relações humanas, ou seja, o modelo de produção em massa era baseado no processo de linha de montagem. A atenção, nesse período, era exclusivamente voltada para a produtividade e a empresa não se preocupava com o cliente, mas sim, em especificar o produto, o processo da linha de montagem. O objetivo era produzir o máximo de produtos para baixa os custos de produtos.
A era da eficiência,
1950.Seu modelo de gestão se concentrava na burocracia e em outros modelos. A eficiência, ponto chave, estaria relacionada à busca da excelência profissional e burocratização da gestão.