Evolução de Gestão de Pessoas
INTRODUÇÃO
No passar dos anos, as organizações passaram por diversas mudanças, em busca da qualidade em geral. A produção de qualquer bem sempre envolveu pessoas. Começou-se a perceber a necessidade de melhorias nas condições de trabalho. Com o avanço das tecnologias foi possível inovar os produtos e serviços, valorização da mão de obra e melhorias ambientais.
A evolução da gestão de pessoas é composta por três períodos dentro do século XX:
1. Era da Industrialização clássica,
2. Era da Industrialização neoclássica e.
3. Era da Informação.
Era da Industrialização Clássica
Ocorreu no período entre 1900 e1950 quando se iniciou a Revolução Industrial, mesmo com a introdução da tecnologia não se percebeu de imediato a necessidade da valorização humana.
Neste período acreditava-se que de forma centralizada seria possível ter o controle total da organização, ou seja, apenas uma pessoa estava no comando ditando as regras e regulamentos internos, não interagindo com qualquer interferência. O formato utilizado era piramidal e centralizador, departamentalização funcional, modelo burocrático, centralização das decisões no topo, estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento dos participantes.
Nesta cultura organizacional, a tecnologia por ser uma ferramenta recente associou-se ao pensamento que o homem existia somente para servir a máquina, ou seja, as pessoas eram consideradas recursos de produção juntamente com as máquinas, equipamentos e capital, dentro da concepção dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho. Poe esses conceitos esta fase era tradicionalmente denominada Relações Industriais. Apesar de que o mundo estava mudando, estas mudanças ainda eram muito lentas.
Era da Industrialização Neoclássica
Ocorreu no período entre 1950 a 1990, quando se iniciou o fim da Segunda Guerra Mundial.