Evolução da Gestão
Frederick Taylor
Quem era Frederick Taylor
Frederick Winslow Taylor, nasceu em Germantown, na Filadélfia em 20 de Março de 1856 em uma família de classe alta, é considerado o pai da Gestão Científica. Foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, assimilou a disciplina e o respeito á hierarquia. Estudou na Philips Exeter Academy, o desejo dos seus pais era que ele se formasse em direito na universidade de Harvard. Taylor sempre foi um adolescente compulsivo e estava sempre a contar a medir coisas, para elaborar maneiras de aperfeiçoar algo.
Parou de estudar aos 18 anos quando entrou para uma oficina mecânica, próxima do local onde morava, lá como aprendiz, trabalhou em máquinas, ferramentas e na fabricação de modelos.
Aos 21 anos, Taylor completa o curso de engenharia no Stevens Institute of Technology em New Jersey, enquanto trabalhava a tempo inteiro.
Apesar da sua excelente formação, Taylor escolheu trabalhar como mecânico na Enterprise Hydraulic Works. Após ter trabalhado na Enterprise Hydraulic, ele tornou-se um trabalhador comum na Midvale Stell Company. Progrediu rapidamente e em seis anos era Engenheiro Chefe. A sua meta era descobrir a maneira mais eficiente de executar determinadas tarefas. Ele era visto com frequência acompanhar de perto o trabalho dos trabalhadores a tirar notas sobre a forma como o trabalho era executado e as quantidades produzidas.
Gestão como ciência
A organização e a gestão devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planeamento, e o empirismo1, à ciência.
A Gestão Científica é constituída pela seguinte combinação:
Ciência, no lugar do empirismo1.
Harmonia, em vez de discórdia.
Cooperação, não individualismo.
Rendimento máximo, no lugar de produção reduzida.
Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.
Empirismo1 - teoria epistemológica que afirma