PROJETO
PRÉ-PROJETO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA
NOS CAMINHOS DO LETRAMENTO
Nome: Maria Silvana de Sousa Reis
QUEIMADA NOVA-PI/OUTUBRO DE 2014
1. Justificativa
O nome do projeto se justifica em função de serão usadas atividades diversificadas e haverá intercâmbio entre escolas de diferentes municípios, tudo isso percorrendo caminhos em busca do letramento. A professora Silvana trabalhará na Escola Padre Teixeira, no município de Queimada Nova Piauí, na turma 1º ano C e fará o intercâmbio com a escola Viturino Ribeiro, município de Lagoa do Barro Piauí, turma 2º ano, professora Ivoneide.
A escolha do tema partiu do interesse da turma do 1º ano pelo gênero carta, pois todos os dias escrevem pequenas frases ou palavras de elogios e entregam para a professora dizendo que é uma cartinha, resolveu se então levá-los para o mundo do multiletramento através desta prática de leitura que tem como gênero principal a carta e gêneros secundários o convite, cartão e SMS.
Em tempos de tecnologia, as relações estão praticamente restritas ao meio eletrônico, através de mensagens via celular ou internet. Como o gênero textual carta é pouco difundido e é sabido que cabe à escola orientar os alunos para o conhecimento e domínio de vários gêneros textuais.
A carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas. É um dos mais antigos meios de comunicação. Portanto, resgatar o gênero e fazê-lo circular entre nossos alunos pode gerar um projeto positivo e considero também um resgate cultural, sendo que alguns dos pais desses alunos ainda usam a carta como meio de comunicação.Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Associar esse meio de comunicação ao uso da