PROJETO
Todos os projetos requerem um planejamento das atividades necessárias para a sua consecução, englobando principalmente os tempos, seus recursos utilizados, e por fim, seus custos efetivados, para assegurar de que ele vai atingir suas metas, são fatores críticos de sucesso para organizações. Tem evoluído como tratamento diferenciado, dirigido à gestão de empreendimentos não-repetitivos.
2. PROJETO
É um conjunto de benefícios esperados, que têm ponto inicial, final e persegue meta definida, e usam um conjunto de recursos. Esse tipo de processo consome uma quantidade relativamente grande de recursos, levam muito tempo para serem concluídos e tipicamente envolvem interações entre diferentes partes de uma organização. Para planejar e controlar um projeto, uma empresa precisa idealizar um modelo que descreva a complexidade do projeto e projetá-lo antecipadamente para assegurar-se de que ele vai atingir suas metas.
Elementos de um projeto Esses elementos em comum formam as características que ajudam a entender a natureza dos projetos e, portanto, o planejamento e controle de projetos.
de maior ou menor grau e servem para distingui projetos de programa, como:
Um objetivo: resultado final, uma saída ou um produto definido.
Complexidade: muitas tarefas diferentes são necessárias para atingir os objetivos de um projeto;
Unicidade: um projeto é usualmente único, não um empreendimento repetitivo;
Incerteza: todos os projetos são planejados antes de serem executados e, portanto, carregam um elemento de risco;
Natureza temporária: os projetos têm um início e um fim definidos, assim, uma concentração temporária de recursos é necessário para levar avante o empreendimento;
Ciclo de vida: os recursos necessários para um projeto mudam durante o curso de seu ciclo de vida.
Tipologia do projeto
Apresenta uma proposta de classificação de projetos considerando diferentes critérios como tamanho, custos, prazos,