Evolução dos modelos de gestão
Desde a revolução industrial até os dias de hoje, o homem tem gerado consideráveis avanços na maneira de produzir, gerenciar tarefas e administrar as organizações. Estes processos ficaram conhecidos como ‘’evolução dos modelos de gestão’’.
A evolução dos modelos de gestão pode ser considerada da seguinte forma:
Conceito das ondas de transformação:
Trata-se dos grandes momentos históricos da evolução humana cada qual analisando e relacionando os aspectos políticos, sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais. Este período representa as idéias da revolução industrial, da revolução da informação.
Era da produção:
Consideramos a era da produção entre 1920 a 1950, onde as empresas desenvolveram os processos de produção sendo que a importância fundamental foi às linhas de montagem.
Os modelos de gestão estavam baseados na administração científica e nas relações humanas, ou seja, o modelo de produção em massa era baseado no processo de linha de montagem. A atenção, nesse período, era exclusivamente voltada para a produtividade e a empresa não se preocupava com o cliente, mas sim, em especificar o produto, o processo da linha de montagem. O objetivo era produzir o máximo de produtos para baixar os custos de produção.
Era da eficiência:
Consideramos como era da eficiência o período de 1950 a 1970, onde surgiram as primeiras técnicas de controles de produção e controles de administração.
Seu modelo de gestão se concentrava na burocracia e em outros modelos. A eficiência, ponto chave, estaria relacionada à busca da excelência profissional e burocratização da gestão.
Era da qualidade para o cliente:
Surgiu no período entre 1970/ 1980, onde os sistemas produtivos visualizaram a era da satisfação do cliente.
Com ênfase na administração japonesa, participativa, empreendedora e holística, que também eram modelos de gestão, essa era teve como base as novas abordagens da gestão, em teorias da Administração.