Gestão por processos
Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Os processos utilizam recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes.
Cadeia de valor: Fornecedores Empresa Clientes
Fornecedores: as pessoas ou empresa que precedem a série de atividades do processo.
Clientes: aqueles que usam o produto ou serviço. Fases da gestão por processo: mapeamento, análise, implementação e manutenção.
Mapeamento de processos:
Tipos de processos: processos primários e de apoio. * Processos primários: são aqueles ligados diretamente à atividade fim da empresa. Ex: processo de comercialização, processos de prestação de serviços. * Processos de apoio: são aqueles que suportam os primários e que são necessário para a execução destes. Ex: processamento para a folha de pagamento, planejamento de vendas, etc.
Hierarquia de processos 1. Macroprocesso: é o conjunto dos principais processos da empresa; 2. Subprocesso: é constituído de um determinado número de atividades; 3. Atividades: são as ações necessárias para produzir um resultado particular. Cada atividade é constituída por um número determinado de tarefas; 4. Tarefas: são executadas por indivíduos ou por pequenas equipes. Elas constituem os menores microenfoque do processo.
Fluxograma: É um método para descrever graficamente um processo existente, ou um novo processo proposto, usando símbolos simples e palavras, de forma a apresentar as atividades e sua sequência no processo.
Análise de processos:
Analisar os processos mapeados e buscar aperfeiçoá-los, visando aumentar sua eficiência e eficácia.
Atividades:
1. Identificação de oportunidades de aperfeiçoamento; 2. Diagnóstico de processo (ferramenta: Diagrama de Ishikawa); 3. Geração de alternativas de aperfeiçoamento; 4. Estabelecimento dos objetivos de desempenho; 5. Construção dos modelos de