Gestão de qualidade
Resumo
A constante busca pela garantia da qualidade dos serviços fez com que as empresas de projeto iniciassem o processo de gestão da qualidade em suas atividades, introduzindo mudanças organizacionais como resposta às novas e amplas exigências. Este trabalho aborda as dificuldades que as empresas de projeto enfrentam para manter a qualidade de seus projetos, tendo em vista a “pressão” que recebem para desenvolver projetos com base em definições incompletas, alterações solicitadas no decorrer do projeto e certo grau de informalidade das comunicações realizadas, comprometendo a eficiência e eficácia dos projetos. Além disso, aborda procedimentos para gestão de projetos em empresas de projeto sob a ótica da qualidade e dos prazos.
Palavras-chave: Qualidade. Projeto. Organizacionais. Desenvolver. Gestão.
1. INTRODUÇÃO
As transformações tecnológicas, sociais e econômicas vêm ocorrendo nos dias de hoje a uma velocidade ímpar e têm obrigado as empresas a se adaptarem frente e esses novos desafios.
O antigo padrão de produção em massa (taylorista-fordista) é substituído pelas premissas da produção enxuta (OHNO, 1988; WOMACK et al., 1990) e por novos métodos de gestão da produção mais adaptáveis às escalas de produção e às mudanças de mercado.
O atual contexto de mercado é caracterizado por uma crescente competitividade, pela redução de prazos na elaboração dos projetos e execução das obras e pela preocupação de integração da cadeia produtiva.
Essa junção de acontecimentos fez com que os diversos agentes intervenientes nessa cadeia concentrassem sua atenção – tardiamente com relação a outros segmentos industriais – na implementação de sistemas de gestão e/ou garantia da qualidade.
A introdução da gestão e certificação da qualidade teve início através da iniciativa de alguns industriais fornecedores que, já na primeira metade da década de 1990, investiram na implementação de programas de gestão da qualidade e obtiveram