QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
DEFINIÇÕES
O conceito de qualidade está ligado à relação entre produto e o cliente. Assim, considerando um produto qualquer, como um tênis, por exemplo, a compra deste será realizada para atendimento de uma necessidade do cliente, o qual também tem uma expectativa sobre este produto como, por exemplo, ser leve, resistente, ter boa aderência, dentre outras, ou seja, deve-se pensar em suas características visando estabelecer uma adequada relação entre produto e cliente.
Dessa maneira, resumidamente podemos afirmar que qualidade do produto é a capacidade deste em atender as necessidades e expectativas do cliente. Para que o produto tenha essa característica, ele deve ser produzido de uma maneira adequada dentro de um determinado padrão que atenda as necessidades e expectativas do cliente, ou seja, ele deve ser produzido dentro de um sistema chamado Sistema de Gestão da Qualidade.
No caso de laboratórios, devemos ter o mesmo raciocínio. Se quisermos ter um laboratório com qualidade, temos de atender as necessidades e expectativas do cliente. Atender as necessidades é simples, o laboratório tem de realizar as analises que o cliente deseja, mas quais são as expectativas que devemos atender?
A resposta dessa pergunta é simples: devemos colocar-nos como cliente e pensar quais expectativas nossas um laboratório deve atender:
Prestar um bom atendimento;
Cumprir os prazos estipulados;
Ter analistas competentes;
Utilizar metodologias de analise adequadas (oficiais e validadas);
Utilizar equipamentos adequados e em bom estado de funcionamento;
Apresentar instalações adequadas para realização dos ensaios de laboratório;
Apresentar os resultados de uma forma clara e objetiva.
Existem muitos outros itens que poderiam fazer parte desta lista, os quais devem ser atendidos pelo laboratório que deseja ter qualidade. A forma de atendimento desses requisitos será realizada com implantação de um sistema que ira controlar