Gestão de qualidade
MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DA QUALIDADE
SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE NA EMPRESA DUAS TORRES
EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA
Daniela Barbosa Silva
Professora: Iran Nunes
Abril/2013
SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE NA EMPRESA DUAS TORRES
EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA
A indústria da construção é responsável 15,5% do PIB brasileiro e, considerando seus efeitos indiretos e indutores na cadeia produtiva, esse valor chega a 19,8% do PIB, o que corresponde a cerca de um quinto da riqueza gerada no país. Deste montante, a construção de edifícios e obras é responsável pela parcela mais significativa, aproximadamente 60% da riqueza gerada.
A construção civil é a maior empregadora industrial, sendo responsável por
3,92 milhões de empregos diretos e 15 milhões de postos de trabalho, se considerados os empregos derivados e efeitos por ela induzidos. Possui um extraordinário poder de geração e distribuição de renda, participando em média com
6% do total de salários pagos na economia nacional. Outra característica relevante é que possui um reduzido coeficiente de importação, utilizando predominantemente capital, tecnologia e insumos locais, regionais ou nacionais, resultando que sua expansão não pressiona a balança comercial, pois apenas 2% dos seus insumos são importados (IPECE, 2003).
Os dados supracitados que evidenciam a importância da indústria da construção civil na economia nacional já seriam motivos suficientes para uma articulação visando à melhoria da qualidade e produtividade do setor. Somado a isso, a escassez de fontes de financiamento e crise econômica dos anos oitenta obrigou as incorporadoras a reduzirem os custos das novas obras como forma de viabilizarem seus empreendimentos.
De acordo com Melhado (1998), inicialmente a reação das construtoras foi a intensificação da jornada de trabalho e a utilização de materiais de baixa qualidade, até chegarem à racionalização da produção e à