As reminiscências da infância como papel fundamental em “Evocação do Recife”
Marta Willeiane de Jesus Sousa²
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o poema Evocação do Recife de Manuel Bandeira os elementos invocados para compo-lo. Foi adotado o tema infância, tendo como embasamento teórico a Crítica Sociológica de acordo com Antonio Candido. O Recife da infância, como recorte no tempo, invocação dos caminhos trilhados pelo poeta.
Palavras-chaves: Recife, Lembranças, Meio Social.
Abstract: This article aims to analyze the poem Evocation Recife Manuel Bandeira the evidence relied on to make up it. We adopted the theme childhood, having as theoretical Criticism Sociological according to Antonio Candido. The Recife childhood, like clipping in time invocation of the pathways taken by the poet.
Keywords: Recife, Memories, Social Environment.
Introdução
Provocou-se uma inquietação o uso tão corrente de elementos do meio social na obra de Manuel Bandeira, particularmente no poema “Evocação do Recife”, este será o objeto de estudo desse artigo. Depois de muitas análises pelo viés da crítica, percebe-se que as relações sociais e os espaços são mais que elementos no poema, desempenham um papel fundamental na sua construção. As lembranças revelam se como condição real para dar forma ao poema.
De acordo com Arrigucci (1987:108):
Ao contrário de que se poderia pensar, o poeta, ao construir o poema, não estará poetizando o cotidiano. (...) Não se trata absolutamente de elevar o que se capta no plano comum do dia-a-dia, mas de desentranhar aqui o poético, junto às circunstâncias em que o Eu se acha situado.
O cotidiano está intricamente relacionado com o poeta, sendo assim no poema encontrará o meio social exprimido de acordo com a visão dele. Há a troca e o completar do cotidiano ao passo que o próprio poeta está inserido nesse meio
¹Artigo produzido na disciplina de Introdução à Literatura Nacional Contemporânea, ministrada pela Profª. Ms.