Gestão de processo
O aumento significativo de estudos sobre as formas de gerenciamento dos processos das empresas serve como evidência de que elas deixam de ser apenas organizações que geram bens e serviços, e passam a ser compreendidas como instituições que influenciam e agregam valor à própria organização e ao ambiente em que está inserida. Dessa forma, torna-se fundamental o estudo, análise e aprimoramento dos processos das organizações a fim de atingir níveis mais elevados de qualidade em produção e eficácia de trabalho. Esse fato é evidenciado, não apenas nas grandes companhias com processos altamente complexos e grandes números de atividades e funcionários.
Nas pequenas e médias empresas também é observada essa preocupação com a busca da excelência da gestão de seus processos. Para essas organizações, a garantia de processos eficientes e eficazes significa a alavancagem de negócios para o desenvolvimento e expansão no mercado competitivo. O presente estudo foi realizado em uma empresa de Arquitetura, de pequeno porte, e objetivou descrever, analisar e propor melhorias para seus processos organizacionais. O método utilizado para esse fim foi o estudo de caso, no qual a pesquisadora efetuou observação direta para o mapeamento das atividades e tarefas da empresa e compreensão da situação corrente da empresa.
Como resultado foram propostas sugestões de melhorias que, caso aplicadas, têm condições de refletirem-se em aprimoramento da gestão da empresa e expansão de seus negócios. Dentre esses resultados, foram propostas utilização de ferramentas de gestão de processos para conferir confiabilidade e agilidade na transmissão de informações – como a criação de formulários e manuais de procedimentos - melhorias no quadro funcional da empresa e adoção de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para auxiliar na atividade-fim da empresa: a elaboração e projetos de arquitetura para seus clientes.