Gestão da Qualidade
Gestão da qualidade
Prof: Alessandro
Ludmila Vianna
1.Por que o conceito da qualidade é dinâmico? Que reflexos existem dessa constatação no gerenciamento da qualidade?
O conceito de qualidade é dinâmico, pois possui diversos modos de entendimento uma vez que para cada pessoa ele é definido de uma maneira.
Ao longo do tempo o conceito de qualidade vem sofrendo alterações de acordo com a percepção do cliente/consumidor
Estas mudanças se devem em razão da idéia que se tem de que é o uso que o consumidor vai dar ao produto, ou serviço, que determinará seus elementos e atributos, sejam eles subjetivos, mensuráveis, declarados, perfeitamente caracterizados, ou não.
A satisfação do consumidor em razão do atendimento de suas expectativas e o desempenho da empresa em proporcioná-la são os principais itens avaliadores da Qualidade. Assim, partindo-se dessa constatação, cabe ao gerenciamento da Qualidade, nesse contexto: focalizar toda a atividade produtiva para o atendimento do consumidor, considerando os múltilpos itens que ele considera relevante. Na media em que se procura atender e acompanhar como o cliente se comporta e como se alteram suas exigências, são visíveis as alterações conceituais ao longo do tempo da qualidade.
2. Por que o conceito da qualidade depende do momento em que se vive?
O conceito de qualidade depende do momento, pois possui diversos modos de entendimento uma vez que para cada pessoa ele é definido de uma maneira.
A definição de qualidade também sofre influencia de acordo com a sociedade,cultura,economia
Pois, as diferentes eras da qualidade refletem mudanças de enfoque na forma como a qualidade é concebida e gerenciada em razão desses aspectos.
3. Qual o conceito da qualidade mais em uso hoje? E como tirar vantagem estratégica desse conceito?
O conceito mais falado atualmente é o conceito de qualidade total no qual envolve todos os processos da organização, neste