GErenciamento de Integração
Disciplina: Gerenciamento da Integração em Projetos
Trabalho em grupo: Avaliação de um Plano de Projeto
Equipe:
. Nolair Dias
. Mônica Torres Bezerra
. Rosana Solter
. Fernando Barreto Miranda
. Miguel Ramalho Junior
Trabalho de Conclusão de Curso
Plano de Projeto “Análise do Mercado Brasileiro para Produtos Madeireiros FSC”
Aspectos considerados:
1. Ausência de um Plano de Gerenciamento de Integração
Apesar de citar na página 12 como uma das áreas de conhecimento do PMBOK, o trabalho não traz um Plano de Gerenciamento da Integração como parte do Plano do Projeto, comprometendo o alinhamento das demais áreas entre si, de forma que possam caminhar juntas e em harmonia.
2. Termo de abertura
2.1 Justificativa do Projeto A justificativa do projeto não deixa claras as vantagens da utilização dos produtos madeireiros FSC, nem em que se constituem esses produtos ou mesmo qual o significado da sigla. Essas informações são importantes para esclarecer ao leitor o objetivo do projeto.
Por exemplo, poderia ser incluído no texto:
“Reconhecido internacionalmente, o FSC é um sistema de certificação florestal que identifica, através de sua logomarca, produtos oriundos do bom manejo florestal. O FSC (Forest Stewardship Council – em português, Conselho de Manejo Florestal), é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, criada para contribuir com a promoção do manejo cuidadoso e não-predatório. O selo oferece um link confiável entre a produção e o consumo responsáveis de produtos florestais, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões em prol do bem das pessoas e do ambiente. (Fabíola Zerbini, secretária executiva do FSC Brasil).”
3. Ausência de documentação de requisitos
3.1 Falta de identificação mais precisa dos stakeholders e seu interesse no projeto
A identificação dos stakeholders (internos, externos e ocultos) juntamente com suas expectativas devem estar bem documentadas, pois delas depende o sucesso do