MBA Gerenciamento de Projetos - Integração
Turma: Macaé/RJ
Disciplina: Gerenciamento de Integração em Projetos
Prof.: Mario Sampaio
Trabalho
“Revisão da Integração do Projeto”
GRUPO
Ismael Vargas Salgueiro
Juliano de Carvalho Dantas
Luciano Ferreira Gonçalez
Salvador Henrique Gomes Soares
1- Revisar e apresentar
1-1- Justificativas do Negócio/ Objetivos do Projeto-> Banefícios->
Entregáveis
Justificativas do negócio
A utilização de produtos químicos na indústria do petróleo cumpre finalidades diversas e indispensáveis nos projetos de poços de óleo e gás.
A aplicação de tais aditivos dá-se conjuntamente nas formulações denominadas fluidos, os quais são definidos em função dos tipos de poço e das particularidades dos reservatórios. Nas atividades de perfuração, invariavelmente, os aditivos químicos devem conferir ao fluido, propriedades e características tais que visam garantir a remoção dos cascalhos gerados, promoção da estabilidade das paredes do poço, desenceramento e lubrificação da broca, redução da invasão de fluido para à formação e outros tantos. Enquanto nas atividades de completação o propósito é garantir o emprego de fluidos que minimizem dano à formação, já na estimulação almeja-se o aumento da capacidade e de produtividade dos poços através da injeção de fluidos agressivos que promovem maior permeabilidade do reservatório.
Com a prospecção da camada pré-sal, novas fronteiras tecnológicas são imperativas, especialmente aquelas relacionadas a aplicação de fluidos de perfuração, cuja implicação da performance tem papel fundamental no sucesso dos novos empreendimentos. Durante a transposição do sal, cumpre ao fluido garantir: estabilidade da parede do poço a altas temperaturas, remoção do sal perfurado, propriedades que inibam a degradação do próprio fluido. Isto posto, os aditivos químicos tornam-se fator crítico de sucesso na exploração de poços, principalmente nesses novos cenários. Daí a necessidade de exercer maior