Formação superior
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Profa. Leonor Cordeiro Brandão
Objetivos da disciplina
Identificar e atuar sobre os aspectos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho; Discriminar as diferentes formas de interação humana nas práticas organizacionais; Compreender a importância das pessoas nas organizações, buscando identificar sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Tópicos das unidades de estudo
Unidade I a) Introdução ao estudo do comportamento organizacional; b) Personalidade c) Percepção d) Motivação.
Tópicos das unidades de estudo
Unidade II e) Comunicação f) Trabalho em equipe; g) Conflitos e estresse no ambiente de trabalho; h) Cultura organizacional e mudança.
O ser humano
Um produto histórico, um ser social e o conjunto de suas relações. A natureza biológica não basta para garantir a vida em sociedade. O homem precisa adquirir várias aptidões e aprender formas de satisfazer as necessidades.
O ser humano
“A criança, no momento do nascimento, i t d i t não passa de um candidato à humanidade, mas não a pode alcançar no isolamento: deve aprender a ser homem na relação com outros homens”.
H. Piéron
O ser humano
Um ser ao mesmo tempo genérico e singular Um ser ativo e reflexivo Um ser de palavra Um ser de desejo Um ser simbólico Um ser espaço temporal Objeto e sujeito de sua ciência
O homem e o trabalho
O homem não só muda o seu mundo externo como simultaneamente se transforma de maneira autoconsciente pelo seu trabalho. No nível individual, ao optar pela sobrevivência, opta pelo trabalho. No nível de espécie, o homem se fez homem ao transformar o mundo pelo seu trabalho.
O homem e o trabalho
O valor do trabalho não reside no fato de que se façam coisas, mas em que coisas sejam feitas pelo homem, portanto, as fontes de dignidade do trabalho devem buscar-se, principalmente, não em sua dimensão objetiva, mas em sua dimensão objetiva subjetiva.
Zavattaro (1999)
O