Moema
As tecnologia de informação e comunicação na educação para informatiza a atividades administrativas visando agilizar o controle e a gestão técnicas principalmente a oferta e a demanda de vagas e a vida escolar do aluno. Posteriormente, as TICs começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas sim como uma atividade adicional e, com certa frequência, como aula de informática . Todos nós contribuímos com as transformações da sociedade na qual vivemos. A articulação da escola com outros espaços produtores do conhecimento poderá resultar em mudanças substancias em seu interior e redimensionar seu espaço, crinando possibilidades de torna-lo aberto e flexível ,propiciando a gestão participativa o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo com as pessoas que atuam no interior da escola ou com outros agentes externos e produzem conhecimento. Inevitavelmente não podemos dar à tecnologia a responsabilidade de ser a solução para tudo, mas é importante identificar qual a melhor tecnologia ou a que se considera mais adequada e relevante para cada organização.
As organizações que se voltam para a Gestão do Conhecimento necessitam de uma abordagem que veja a organização como uma comunidade humana, cujo conhecimento coletivo representa um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Sendo através do conhecimento coletivo que baseiam-se as competências competitivas essenciais. Assim, cabe cada vez mais ás organizações promover essa troca de conhecimento. Se um dos objetivos das organizações tiver em conta proporcionar o contato de grupos de profissionais, que partilhem problemas e identifiquem tentativas comuns de solução, através da troca de experiências e informações, permitirá ás organizações as diretrizes fundamentais e cruciais para uma eficaz Gestão do Conhecimento.
È nesse sentido que a Tecnologia da Informação tem um papel fundamental que