Moema - victor meirelles
Este trabalho tem como objetivo informar em uma analise histórica sobre o celebre pintor brasileiro do século XIX Victor Meirelles de Lima, que mesmo sendo de origens humildes, se dedicou intensamente a arte com extraordinárias obras, que fascinaram tanto na época de sua exposição quanto na atualidade.
Talento impar, Victor Meirelles de Lima assinou seu nome na história do Brasil através de uma vasta obra pictórica, marcada por centenas de quadros históricos, retratos e panoramas. Trilhou uma carreira de glórias ainda na primeira metade do século XIX, num momento em que se vive no país a euforia do neoclassicismo, por conta da influência da escola francesa, que mudava os rumos da pintura mundial. Se antes disso o que se fazia tinha um caráter colonial, simplório e sem influência universal, as tintas neoclássicas deram forma e personalidade às artes plásticas nacionais, numa ação que mudou definitivamente conceitos seculares e a imagem brasileira no cenário artístico internacional.
Uma de suas principais e grandes obras foi “Moema”, que de forma simples caracterizou-se em uma pintura nacionalista e com influência do romantismo, que foi um novo gênero de pintura que buscava integrar-se na alma popular, enquanto outros se ocupavam de seus dramas pessoais.
A escolha deste objeto de estudo baseia-se também no argumento de que a imagem de Moema foi uma das primeiras obras onde a imagem do índio foi retratada de forma natural, pois ate então, as artes eram marcadas com faces demoníacas ou assustadoras. Denegrindo os indígenas.
Moema além de mostras toda a exuberância indígena, ao redor tem a natureza vasta que havia naquela época, porém ao olha a índia morta até se esquece de notar outros detalhes significativos da obra, integrado a alma popular.
Biografia de Victor Meirelles
Victor Meirelles de Lima (ANEXO 1º pag. 13) nascido em 18 de agosto de 1832, na pequena cidade de Nossa Senhora do Desterro,atual Santa Catarina,teve uma criação humilde, filho de