importancia da arte como conhecimento e a formaçao estetica
1 INTRODUÇÃO 3
2 VIDA, OBRAS E CURIOSIDADES SOBRE VICTOR MEIRELLES 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Victor de Meirelles nasceu em uma época um pouco desprivilegiada, por não haver ensino superior aqui no Brasil, a sua arte o levou para fora, tendo a oportunidade de estudar na Europa em sua graduação por meio de uma bolsa, uma grande privilegio. Surpreendendo a todos com as suas obras e também ensinado aqueles que ainda iria surpreender, sendo professor de arte.
2 VIDA, OBRA E CURIOSIDADES SOBRE VICTOR MEIRELLES
Filho de emigrantes, Victor Meirelles nasceu dia 1 de agosto de 1832, se matriculou na AIBA, com quinze anos de idade, no Rio de Janeiro, onde cursou pintura histórica. Como ainda não havia ensino superior no país, a saída era fazer faculdade na Europa, Victor conquistou uma bolsa e foi estudar pintura na Itália e na França, em 1853. Quatro anos mais tarde, ganhou uma extensão da bolsa e matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes, em Paris. Entrou em contato com a pintura purista, de desenho e cores mais suaves que na escola neoclássica.
Tornou-se um pintor histórico consagrado, seu quadro mais reproduzido nos livros escolares é "A Primeira Missa no Brasil", feito durante sua estadia na França e exposto no Salão de Paris de 1861. Foi considerada a primeira grande obra de arte brasileira. Voltando para o Brasil no mesmo ano assumiu a cadeira de professor na AIBA,no Rio.Exerceu o cargo até 1890 e formou uma geração de pintores importantes, honroso da parte dele.
Victor, cansado da pintura histórica, criou uma empresa especializada em pintar de panoramas, a partir de 1886. A Academia Imperial passou a ser Escola Nacional de Belas Artes, com a proclamação da República (1889), e os antigos professores, como Victor foram demitidos. Ele passou a ser marginalizado,