Era Digital
Era Digital
Ana Rita Guedes Silva
Cristiana Vanessa da Cunha Nogueira
Fábio André da Silva Ribeiro
Rosária da Conceição Santos Gonçalves
Curso: Comunicação
Turma:C3
Ano:3º
Porto,
2014
Índice
Introdução 3
A era digital 4
A era digital no mundo do trabalho 5
O carácter contraditório da inovação tecnológica 6
Será o Homem substituído pela máquina? 7
Há limites entre a vida pessoal e profissional? 8
Opiniões 9
Conclusão 10
Introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia.
Neste trabalho iremos falar um sobre a era digital e as mudanças que esta trouxe para nós. Actualmente a organização do trabalho dá-se sob certas condições sociais, económicas e culturais influenciadas pelo excesso de informações e tecnologias próprios da era digital.
Para discutir tal situação procuramos conteúdos em artigos que fomos seleccionando em razão de apresentarem relação entre organização do trabalho e dos trabalhadores nesta nova era digital. A partir disto, objectiva-se discutir algumas características da organização do trabalho na era digital, visivelmente marcadas por aspectos contrários e complementares. O trabalho é problematizado por essas características de complexidade, cuja dinâmica engloba, ao mesmo tempo, condições de liberdade e de subserviência. Assim, analisar as mudanças que ocorrem na organização do trabalho a partir dos impactos da era digital pode ser significativo para ampliar a reflexão sobre factos e acontecimentos que têm vindo a modificar o comportamento de trabalhadores e, numa instância ampliada, da sociedade na qual ele se insere.
A era digital
Era da informação, ou era digital, é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora as suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o