A importância da metodologia para formação no ensino superior
A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada. Pois quando saímos do ensino médio nem sempre sabemos elaborar um bom trabalho, nem uma redação quem dirá uma artigo então essa metodologia nos ajuda a suprir nossas necessidades e elaborar trabalhos acadêmicos de alta qualidade. Os trabalhos científicos servem como referências a outros e ampliam o conhecimentos na área, nos ajudar a desenvolver com mais facilidade e discorrer sobre o assunto. Os trabalhos acadêmicos não podem ser elaborados de qualquer forma como costumamos a fazer quando chegamos na faculdade.Com a metodologia os alunos passam a conhecer as diversas etapas pelas quais precisam passar para realizar suas pesquisas de forma mais adequada para um aluno de ensino superior.
Os trabalhos acadêmicos podem ser de dois tipos de trabalhos os didáticos e os trabalhos científicos. Os trabalhos didáticos são trabalhos que são exigido ao decorrer do curso, como resenha, resumos de textos, relatórios e etc.
Os trabalhos científicos nos ajuda também a ter domínio sobre o trabalho e interpretar de um modo mais amplo.
Este estudo objetiva conhecer os vários tipos de metodologias usadas pelas Instituições acadêmicas no nível superior assim como identificar a importância da metodologia que cada Instituição adota para o desenvolvimento das práticas acadêmicas e as contribuições dessa disciplina para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos fundamentados em pesquisas cientificam, pois, a metodologia almeja levar o aluno a comunicar-se de forma inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e