Como se dá a formação do docente do ensino superior?
Trabalho de fim do módulo.
Professora: Fátima Scaffo
Aluno: André Martins
Como se dá a formação do docente do ensino superior? Sua formação pedagógica, seus conhecimentos têm oferecido o suporte necessário para que possa compartilhá-los de forma significativa de modo que atinja a cada aluno em sua particularidade?
Somos todos humanos, com todas as características, qualidade e defeitos, individuais e pessoais. Com nossos próprios pontos de vista, opiniões, senso crítico e percepções. Ambições, sonhos e realidades. A este contexto, somam-se nossa bagagem de aprendizado, formal, não formal, informal e do nosso cotidiano. Valores transmitidos por nossas famílias, principalmente dos nossos pais e parentes diretos, e do ambiente aonde estamos inseridos incluindo bairro, cultura, religião e socioeconômico. E de repente, escolhemos a profissão de docentes. E para complicar um pouco mais, do ensino superior.
Trazemos conosco todos méritos e deficiências do ensino que nós foi imputado, transferido ou até depositado. Desde da educação infantil, até o ensino médio e superior que não necessariamente, foi a opção por pedagogia ou docência. E então, acumulamos todo este aprendizado construído e desenvolvido a partir das aulas muitas vezes, daqueles professores que “passavam o assunto” e perguntavam ao final, afirmavam na verdade, se havia - alguma dúvida? – E já respondiam – Não? – e continuavam a depositar o conteúdo de suas matérias, não dispostos a explicar novamente nem, interessados nas dúvidas dos seus alunos. Os riscos deste tipo de educação que tivemos no ponto de vista pedagógico, de não aprendizagem em função do baixo nível de interação e do ponto de vista político, da formação do homem passivo, não crítico foram os riscos que passamos e passaram todos os docentes atuais. Seriam nosso professores não críticos e com deficiências de aprendizado? Claro que são. Claro que somos, trazemos todos,