Formação pedagógica dos docentes do ensino superior
EDNA REGINA MATOS
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
MARINGÁ
2011
Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior
Este texto expõe exatamente como está sendo visto e continua sendo objeto de reflexões teóricas e práticas da formação pedagógica dos docentes, exige novas atitudes, posturas e competências dos mesmos. O cenário do ensino superior no Brasil está se alterando significativamente, pois já se pensa na formação de profissionais que atuarão em uma sociedade de conhecimento.
“ O conhecimento é um recurso flexível, fluido, em processo de expansão e de mudança incessante [...]” (Hargreves, 2004:32)
O tipo de conhecimento hoje exigido e esperado é aquele que ultrapassa os limites de uma especialidade, busca integração, diálogo, complementação para melhor compreender. Trabalhar com o conhecimento sempre foi o ponto chave na docência no ensino superior, era através dele que os alunos adquiriam informações, experiências, teorias, conceitos, princípios e a partir daí se formavam profissionais. Hoje trabalhar com o conhecimento significa incentivar a abertura dos alunos para explorarem as atuais tecnologias de informação e comunicação em geral. Aprender como fazer este trabalho faz parte da formação pedagógica do docente do ensino superior. O desenvolvimento cognitivo vai para além de adquirir e fixar informações, deve-se compreender, aprender a pensar, a refletir sobre as informações, elaborar um pensamento com lógica e coerência, também requer que se ativem os conhecimentos prévios e assimilem as novas informações. No ensino superior, falamos de jovens acadêmicos que estão em pleno desenvolvimento de seu auto-conhecimento, sua auto-estima, segurança na profissão escolhida, no seu desenvolvimento em geral. Necessitamos de professores que conheçam seus